segunda-feira, 29 de março de 2010

Auto Estima...

Em psicologia, autoestima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau (Sedikides & Gregg, 2003).

Qual é a avaliação que nós fazemos de nós mesmos??? Já pararam pra pensar? Quando a gente se olha no espelho, enxergamos oq??? Será que o que vemos é a realidade? Ou temos uma imagem deturpada?

Não estou dizendo apenas da aparência fisica não, estou falando também de como nos enxergamos por dentro, nossa personalidade, nossas decisões, nossos pensamentos, nossos desejos.

Acredito que a auto estima é responsável por 90% do que a pessoa é, e no que ela acredita, se por um exemplo, a pessoa tem a auto estima baixa, ela não acredita em si mesma, se vê como a pior pessoa do mundo, a mais chata, a mais feia, a menos inteligente, e acaba entrando numa paranóia de que não é melhor do que ninguém, ou que não tem nada de bom para oferecer á si mesma ou as pessoas á sua volta. E é impressionante como isso interfere diretamente na vida dela.

As pessoas com baixa auto estima conseguem menos oportunidades seja de estudo, relacionamento ou trabalho, justamente porque não acreditam que tem a capacidade de conseguir.

Elas criam situações dentro de suas cabeças, e acabam acreditando nela de tal forma que as vezes passam a viver uma realidade paralela com a verdade, chegando em um ponto, onde não sabe mais dizer oq é realidade e o que é invenção.

Por que estou falando sobre isso? Pq quem escreve nesse blog sofre deste problema, que eu vou confessar pra vocês, NÃO É FÁCIL.

Muita gente pode achar simples e dizer "mas vc não pode ser assim", é como eu acabei de dizer é fácil falar, mas só quem está passando por isso sabe o sofrimento que é, se olhar no espelho, ou pensar em si mesmo e ao mesmo tempo não vir nada de bom na cabeça, apenas coisas ruins, criticas e defeitos.

Isso atrapalha demais a  minha vida em todos os aspectos, me faz ter pensamentos "tortos", e acreditar em coisas completamente malucas, que são criações da minha própria cabeça, me olho e não consigo enxergar que tenho algo bom, que sou inteligente, que sou isso ou aquilo embora inúmeras pessoas me digam todos os dias.

Não estou aqui escrevendo pra dar uma de coitada, estou aqui pra falar que pode parecer mentira mas a maioria das pessoas sofre com isso, e as vezes tem vergonha de falar, as vezes criam um personagem para não deixar transparecer o que elas acreditam que seja uma fraqueza.

Antigamente quando eu era mais nova isso era muito pior, com o tempo foi melhorando, depois de muitos livros, muitas conversas, algumas terapias, fui melhorando e acreditando que tenho alguns pontos positivos, seja na minha personalidade ou na minha aparência. Não é fácil acordar todos os dias, evitar se olhar no espelho, viver de cabeça baixa, e sempre achar que as pessoas estou olhando e comentando de vc da maneira pejorativa, não é fácil achar que seu amigos, namorados ou companheiros estão com vc pq não encontraram nada melhor, não é fácil vc trabalhar e achar que a qualquer momento vc vai ser substituida pq vc não é boa demais para exercer a sua função.

Pode parecer tudo uma grande besteira para quem nunca passou por isso, mas é uma coisa muito séria, que todo mundo pode ajudar apenas ouvindo como a pessoa se sente, dando um ombro amigo para pessoa chorar, e peço por favor que nunca usem a frase "não fique assim", o que a gente menos quer é ouvir isso, uma pessoa que sofre desse problema quer escutar soluções, quer que a outra pessoa se envolva no problema dela, e mostre que está ali para o que precisar, e que juntos vão passar por tudo isso.

Tenho muito orgulho de ter pessoas ao meu lado que me ajudam e estão dispostos a passar por isso junto comigo, posso afirmar com toda certeza que sem a ajuda delas eu não estaria progredindo a cada dia.

Portanto pessoas, olhem um pouquinho para o lado, e percebam aquela pessoa que vive de cabeça baixa, que quase nunca esboça sorriso, que as vezes tem atitudes que não dá pra entender, e deêm um passo em direção a ela, dizendo apenas uma única frase "vamos conversar?", pode ter certeza que vc fará um bem á essa pessoa e que ela será eternamente grata.

As vezes o que nós precisamos é apenas uma boa conversa.

Beijos!

3 comentários:

Roberta disse...

sei bem como é isso.

mas acredite. Passa.
como tudo na vida da gente.

não há mal que dure para sempre.

conversar e colocar pra fora o que vc tá sentindo faz muito bem. ter pessoas que querem o seu bem por perto é essencial.

fui assim. No meu caso, a maturidade também foi me ensinando a enxergar a vida de uma forma mais positiva.

acredite. vai passar.

e precisando desabafar ou de um ombro virtual... tô aqui, tá?! não tenho muito sucesso na minha luta contra a balança, não tenho talento quase nenhum pra relacionamento, mas eu sou a melhor amiga e confidente de muitos amigos meus. rs.

linda semana!
beeeijão!

Alicinha disse...

Hummm realmente isso é tão importante. A conversa tem ficado pra depois em vários campos da nossa vida!

Karina Pache disse...

Sei exatamente como é estar como vc. Já estive bem pior, mas como vc mesma disse as vezes uma boa conversa te faz começar a se enxergar de forma diferente.
E lendo novamente o teu post sobre "olhando um pouco para o lado", dai já é possível tirar um up e seguir em frente agradecendo a Deus por ter saúde.
Sobre a academia, vc vai se surpreender com o quão bem nos faz a prática de exercicios. Mas ó sou do tipo que diz: faça o que eu mando não faça o que eu faço. Pq eu abandonei a malhação já tem uns 3 meses. kkkkkk
Beijos