terça-feira, 30 de março de 2010

Olhando um pouco pro lado...

Eu faço um tratamento médico no Hospital das Clínicas da minha cidade, é um hospital referência e que atende gente do brasil todo, é impressionante chegar lá e ver o quanto de gente é atendida por dia, e dos mais variados lugares do país.

O tratamento que faço lá é bem simples, na verdade estou lá por conta de uma medicação de alto custo, e pela constituição temos que ter acesso á remédios de alto custo gratuitamente. Tenho que tomar uma medicação ao longo da minha vida que custa R$ 250,00 cada 4 comprimidos, e eu tomo por dia 2, então imaginem o dinheiro que eu gastaria no final do mês.

Hoje fui lá tirar sangue, não ia até lá desde outubro do ano passado, mas é impressionante ver como as pessoas estão doentes, como a cada dia que passa mais e mais doenças vão surgindo, como as pessoas tornaram-se dependentes de medicamentos, atendimento médico e ambulatorial.

Se pararmos pra pensar, antigamente, na época dos nossos pais e avós não era assim, as pessoas custavam ficar doentes, não existiam doenças "novas", e as pessoa viviam mais, vejo pela minha própria família, meu bisavô materno morreu com 106 anos, o meu avô com 82 anos e minha mãe com 42, vale ressaltar que a minha mãe morreu antes mesmo do meu bisavô!

Não sei oq aconteceu com o ser humano para que a vida mudasse tanto, e principalmente ficasse mais sucetível a doenças, será que é essa vida louca que levamos? A má alimentação principalmente ambientada em fast food? Os agrotóxicos, os enlatados, a poluição, o stress, os problemas emocionais, a má qualidade de vida, os aparelhos eletrônicos que emitem radiação???

Não podemos negar que houve uma mudança absurda de alguns anos pra cá, e também que a cada dia que passa vem piorando, e o ser humano ficando cada vez mais doente.

Mas uma coisa que sempre penso quando vou até o HC é o quanto eu tenho que agradecer a Deus pela vida que tenho, por ter meus braços, minhas pernas, poder andar, poder enxergar, ouvir e falar, o quanto eu tenho saúde, mesmo que tenha um problema de saúde e um problema emocional, o quanto sou sortuda e abençoada por ter emprego, uma casa, amigos e pessoas que gostam de mim ao meu lado.

Pq sinceramente gente, as pessoas que frequentam aquele hospital vcs não tem noção o quanto de problemas elas tem, o quanto elas sofrem, e dá pra perceber só de olhar pra elas, a maioria te olha daquele jeito, parece que quer dizer "pelo amor de deus, me ajude, diminua a minha dor", e vc fica ali, sem poder fazer nada, e pricipalmente sem fazer cara de espanto ou qualquer outra coisa, pq o que essas pessoas menos precisam é de um olhar diferente, a não ser que seja um olhar de compaixão.

Tenho mta vontade de fazer trabalho voluntário lá no HC, mas infelizmente não tenho tempo agora, mas tenho certeza que daqui algum tempo posso começar a me dedicar um pouco a isso, acredito que isso nos enriquece muito, e faz a gente enxergar a vida com outros olhos.

*** Meu treino da academia finalmente ficou pronto, pedi pra um amigo que é um puta personal trainer fazer, e na quinta feira ele vai me dar uma aula para me explicar o treino todo, pra depois eu poder fazer sozinha, a principio é um treino de 3 meses. Já fiz uma planilha dele inteiro para fazer acompanhamento semanal de perda de peso, e tenho consulta marcada com a nutrologa dia 07!!!!! Força!!!!!

2 comentários:

priscilla disse...

eu q nunca tinha entrado em hospital fiquei em estado de choque quando estagiei com pacientes de hemodiálise. muito triste mesmo. a gente até para de reclamar das coisas..

se parar p. ver, parece q o ser humano tá caminhando pro fim. o planeta está cada vez mais destruído, as pessoas mais doentes e o mundo mais capitalista. será q tem jeito? não sei, viu?!

o esquema é fazermos a nossa parte e acreditar. pq a coisa ta feia..

e boa sorte! certeza q vc tem força de vontade osuficiente p. ir em frente. :)

beso!

Fernanda disse...

a modernidade tem seu preço, doenças novas e muitas incuraveis.
é o preço da vida moderna :/