quinta-feira, 25 de março de 2010

Respeito ao próximo...

Hoje indo trabalhar eu vi uma das cenas mais absurdas da minha vida...

Estava no centro da cidade, de moto, no cruzamento de uma das ruas mais movimentadas da cidade, e quando o semáforo abre, uma senhorinha de uns 80 anos começa atravessar a rua, e as pessoas NÃO PARAM. Simplismente todo mundo começa a acelerar sem respeitar a senhora que estava atravessando.

Um moto taxi (imbecil), passou a pouquissimos centimetros da senhora quase derrubando ela no chão, e a coitadinha não tinha nem forças para correr e atravessar a rua rápido, ela assustou e veio pra cima da minha moto, eu parei, pedi que ela continuasse atravessando, ignorando todas as buzinas que ficaram atrás de mim.

Onde esse mundo vai parar? Principalmente este país, onde as pessoas não respeitam nem uma pessoa de idade que está atravessando a rua?

Me lembro que domingo passado no Fantástico passou uma reportagem, que acho que eles chamam como teste de cidadania, as pessoas que não respeitam pedestres ou faixa de pedestres. É o fim do mundo, as pessoas que dirigem hoje, acham que só pq estão dentro de um veículo ou em cima de uma moto podem passar por cima das pessoas, dirigirem feito loucos, e não respeitarem nem o limite de velocidade, nem as leis de trânsito e nem os pedestres.

Todo mundo aqui já foi pedestre um dia, ou as vezes se encontra nessa situação, seria legal se alguém fizesse isso com vcs? Acho que ninguém ia gostar né? Tem pedestre folgado? LÓGICO QUE TEM, mas existem pessoas que temos que respeitar, principalmente as pessoas mais velhas.

Sabe o que eu sinto hoje em dia? Que o idoso não tem valor, que as pessoas não respeitam mais, e não enxergam mais neles uma fonte de experiência e sabedoria como antigamente eles eram vistos. As pessoas hoje em dia encaram os idosos como acabados, não servem pra nada, gagá e seja lá mais qual for o absurdo que alguém possa pensar de uma pessoa que já viveu tanto e tem tanta coisa para ensinar.

Eu tenho verdadeira paixão por pessoas idosas, e aqui na escola onde eu trabalho, temos dois alunos, um senhor e uma senhorinha, fazem inglês, com uma turma muito mais jovem do que eles, são respeitados e admirados por todos, e precisa ver que gracinha eles falando em inglês e fazendo as aulas. Claro que tem uma certa limitação, mas os professores, funcionários e alunos são super compreensivos e os ajudam no que é necessário. Isso se chama cidadania.

Um dia quero muito montar meu próprio negócio e meu pensamento é alguma coisa voltada ao público da melhor idade, acho que eles realmente estão na melhor idade, pois já trabalharam, já viveram muito e agora tem o poder de aproveitar as coisas boas da vida, como fazerem cursos, viajar e etc. Para poder fugir um poquinho da realidade deles que na maioria das vezes é aposentadoria miserável que é deixada quase toda na farmácia e o abandono familiar.

Em um mundo onde se prega tanto a diversidade sexual, onde tem passeatas, paradas e dia do orgulho gay, poderíamos tb parar pra pensar um pouco nos nossos idosos, valorizá-los, admirá-los e respeitá-los como todo mundo vem fazendo com os homossexuais.

Toda diferença deve ser respeitada, isso se chama cidadania.

3 comentários:

Fernanda disse...

Abiga
to tão orgulhosa de vc.

sabe as vezes me da um medo de envelhecer, algumas pessoas são crueis. hoje mesmo vi o senhor tentando levantar o pé pra subir numa calçada alta. e não conseguiu teve que ir andando pela beira da rua. até as cidades estão sendo construidas para os jovens. os idosos e os cadeirantes sofrem demais.

Sobre faixa de pedestres eu já perdi as contas do qt fui xingada por parar para as pessoas passarem, como vc mesma disse, parece que quem dirige nunca foi pedestre. lamentavel né?


VIADA venha me visitar!!!

Fernanda disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
priscilla disse...

parece que a falta de respeito ao próximo (principalmente se ele for idoso, pobre e deficiente físico/mental) está cada vez mais escassa.

as minhas lições de moral podem ser em vão. mas sempre que me deparo com uma situação assim (e tenho a chance de falar) digo:

- porra, respeite para ser respeitado no futuro. se é que vc vai conseguir chegar nessa idade. ;)

enfim, é triste demais.
a velhice aliada a falta de amor dos não-velhos.

acho que não vejo solução p. isso..

beijo!